quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O que é Síndrome de Dumping?

    É a passagem rápida do conteúdo gástrico, ou seja, dos alimentos presentes no estômago, para o intestino, principalmente dos alimentos ricos em açúcar. Os sintomas comuns são náuseas, fraqueza, suor frio intenso, desmaios e diarreia após a alimentação. É necessário evitar os alimentos ricos em açúcar.
      Informações básicas. O estômago serve de ponto de recepção e armazenamento do alimento ingerido. As funções primárias do estômago são atuar como reservatório, iniciar o processo de digestão e esvaziar seu conteúdo distalmente no duodeno de maneira controlada. A capacidade do estômago nos adultos é de aproximadamente 1,5 litros a 2 litros, e sua localização no abdômen permite considerável distensibilidade.
    A síndrome de dumping pode ser separada em formas precoce e tardia, dependendo da ocorrência de sintomas em relação ao tempo decorrido depois de uma refeição. Ambas as formas ocorrem devido à oferta rápida de grandes quantidades de sólidos e líquidos osmoticamente ativos no duodeno. A síndrome de dumping é o resultado direto de alterações da função de armazenamento do estômago e/ou do mecanismo de esvaziamento pilórico.
     A severidade da síndrome de dumping é proporcional à taxa de esvaziamento gástrico. No período pós-prandial, a função do estômago é armazenar alimento e permitir a digestão química inicial por ácido e proteases antes da transferência de alimento para o antrogástrico. 
    Uma vez que os sólidos tenham sido reduzidos ao tamanho desejado, são capazes de atravessar o piloro. Um piloro intacto impede a passagem de partículas maiores para o duodeno. 
       Dumping Precoce:
    Acredita-se que os sintomas da síndrome de dumping precoce (30 a 60 minutos após a refeição) decorram do esvaziamento gástrico acelerado de conteúdo hiperosmolar para o intestino delgado. Isto leva a desvios de líquido do compartimento intravascular para a luz do intestino, resultando em distensão rápida do intestino delgado e aumento da freqüência de contrações intestinais.      
    Demonstrou-se que a instilação rápida de refeições líquidas no intestino delgado induz a síndrome de dumping em indivíduos saudáveis. A distensão intestinal pode ser responsável por sintomas GI como dor abdominal em cólica, distensão abdominal e diarréia. A contração do volume intravascular devido a desvios de líquidos osmóticos talvez seja responsável pelos sintomas vasomotores, como taquicardia e tonturas.
     A provocação com glicose oral em pacientes com dumping precoce, em geral, causa aumento da freqüência cardíaca. Embora se espere vasoconstrição num estado de contração de volume, os pacientes com síndrome de dumping têm vasodilatação, relatada pela primeira vez por Hinshaw e cols. A vasodilatação tem sido demonstrada por alguns investigadores, mas não por outros. Foi descrito um aumento do fluxo sangüíneo para a artéria mesentérica superior em pacientes com síndrome de dumping.    
       Esta resposta vasodilatadora periférica e esplâncnica parece ser estratégica na patogênese do dumping.
     Dumping Tardio: 
      Ocorre dumping tardio de 1 hora a 3 horas depois de uma refeição. A oferta rápida de uma refeição ao intestino delgado resulta em concentração inicial alta de carboidratos no intestino delgado proximal e rápida absorção da glicose.
Isso recebe oposição de uma resposta hiperinsulinêmica. Os altos níveis de insulina são responsáveis pela hipoglicemia subseqüente.  

Os sintomas sistêmicos de dumping precoce são:
* Vontade de se deitar
*  Palpitações
* Cansaço
*  Iminência de desmaio
* Síncope
* Diaforese
* Cefaléia
* Rubor


Os sintomas abdominais de dumping precoce são:

* Sensação de plenitude gástrica

Diarreia
* Náuseas
* Cólicas abdominais
* Borborigmos

Os sintomas de Dumping tardio são:
* Perspiração
*Tremores
* Dificuldade de concentração
* Diminuição da consciência
* Fome
--------------------------------------------------------
* Síncope = Desmaio é a perda súbita e transitória da consciência e consequentemente da postura.
* Diaforese = é transpiração e suor excessivo no corpo humano, que pode ser causada por fatores como a temperatura do ambiente, comida e medicamentos inadequados.
* Cefaléia = termo médico para dor de cabeça.
* Rubor = é a vermelhidão da pele que pode ocorrer em qualquer área do corpo, em qualquer extensão, em virtude da dilatação dos vasos sanguíneos e consequentemente, maior fluxo de sangue naquela área.
* Borborigmos = também conhecido por rugido estomacal ou barulho estomacal é o som produzido pela contração dos músculos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigadoo por comentar