terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

A Importância do Apoio Psicológico na Cirurgia Bariátrica!!


      As mudanças não são poucas na vida de quem deixa de ser obeso mórbido. Quem opta pala cirurgia deve saber que está optando por enormes mudanças internas e externas, mas também está optando pela vida. A psicoterapia ajuda na reorganização desta nova vida, em um corpo inevitavelmente diferente.

Na fase que antecede a cirurgia:
   A avaliação psicológica se justifica na necessidade de preparar, orientar, apoiar e informar o indivíduo a respeito da cirurgia, o objetivo principal da intervenção psicológica nessa fase é observar o estado psíquico do indivíduo, o porquê ele ter optado pela cirurgia. Também foca-se a mudança no comportamento alimentar, visando desenvolver um comportamento assertivo e maior adesão ao tratamento médico e nutricional.

No pós-operatório:
    O foco terapêutico neste período deve ser a nova imagem corporal e suas repercussões na personalidade do indivíduo, pois muitos não conseguem abrir mão de sua forma, boicotando o tratamento.

   Depois do inevitável emagrecimento que a cirurgia proporciona, estas desculpas já não podem mais existir e o ex-obeso tem que aprender a lidar com uma nova realidade e principalmente aceitar que agora ele é uma pessoa sem limitações físicas e, e aprender a lidar com a ansiedade, conseqüentemente, acaba sendo mais cobrado pela sociedade para que seja uma pessoa produtiva. 
    As mudanças não são poucas na vida de quem deixa de ser obeso mórbido.

Porque procurar tratamento psicológico em casos de obesidade.

• Identificar os causadores da ansiedade e aprender a lidar com eles é o primeiro passo", porque recorrer à comida é uma válvula de escape que nem sempre está ao alcance de todos o tempo todo.

• O ser humano em um todo: Assim, quando se analisa o ser humano sob este prisma, está implícito que ele é formado por um conjunto complexo de estruturas - a fisiológica, a psicológica, a social, a emocional e a espiritual - que são inter-relacionadas, por isso, o aparecimento de um problema numa área, passa a afetar todas às outras.

• O tratamento psicológico, não se vislumbra apenas a mudança de hábitos, mas com a elaboração dos conflitos; a ênfase do tratamento se dá na resolução das causas do problema e não na eliminação simplesmente de sintomas.

• Levar a uma reflexão sobre a história de vida de cada um, o auto-conhecimento, à socialização e o trabalho com a imagem corporal, ajuda a elaborar os conflitos e lidar melhor com as dificuldades.

• A redução do peso não vai ocorrer mais de forma mecânica, e sim com a consciência da mudança interior. E cada desafio superado é encarado como uma conquista própria.

• O atendimento psicológico possibilita que as pessoas comecem a compreender melhor a si e ao outro, a poder olhar para seus conflitos e descobrirem seus limites e possibilidades.

• Conseguindo entender compreender seus conflitos emocionais, vai diminuindo os sintomas ansiosos, resultando assim em perda de peso.

           # Lembrem-se que ao entrarmos no bloco cirúrgico eles operaram nosso estomago, não nossa cabeça!!#

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigadoo por comentar