quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Vamos cuidar do coração????

    Após anos lutando por mais liberdade e independência na vida pessoal, mais espaço na vida profissional e mais respeito e reconhecimento perante a sociedade, as mulheres de todo o mundo têm um novo desafio pela frente, que não deixa de ser conseqüência das conquistas obtidas nas últimas décadas: Qualidade de vida.
   Casa, comida, roupas, filhos, chefe, projetos, alunos, compras, amor, amigos. A esta lista, elas terão de acrescentar, o quanto antes recomendam os médicos, qualidade de vida com lazer, exercícios físicos, alimentação saudável, sono de qualidade e sem vícios. Segundo especialistas, o novo ritmo de vida das mulheres faz delas alvos fáceis da doença que mais mata no mundo, a doença coronariana. Mais do que câncer de mama e de colo de útero juntos, mais do que acidentes, guerras ou qualquer outra doença, as doenças coronárias são responsáveis pela morte de aproximadamente 17 milhões de pessoas por ano em todo o mundo, segundo dados da Federação Mundial de Cardiologia.
   “O desafio agora para as mulheres é ter uma vida equilibrada com trabalho, lazer, exercícios, descanso e alimentação saudável. Outro problema é a falta de cuidados com o coração. As mulheres precisam cuidar do coração, fazendo exames de controle periódico, como fazem os preventivos do câncer”, alerta do cardiologista Marco Antonio Lacerda, do Hospital Cardiológico Costantini.
    Ele explica que segundo estatísticas, a incidência de doenças cardíacas nos homens é 50% maior do que nas mulheres. Mas o risco se torna igual quando a mulher entra na menopausa, por causa da queda de produção hormonal. Porém o cardiologista conta que esses números estão mudando e a tendência é de que se igualem numa faixa etária mais precoce, devido os estilo de vida das mulheres. Outro agravante é que, estatisticamente, a doença coronária quando manifestada na mulher tende a ser mais grave do que no homem.
    Os principais fatores de risco de doenças coronarianas hoje são o stress e o tabagismo. Segundo Lacerda, a recomendação é de que a partir dos 25 anos, a aferição de pressão e dosagem de colesterol seja uma rotina na vida das mulheres. Após os 30 anos, é preciso procurar um cardiologista e, caso tudo esteja bem, o ideal é manter as consultas a cada dois anos no máximo.     Para aquelas que já passaram dos 40 anos, as consultas ao especialista devem ser anuais, desde que não tenham sintomas, do contrário, deve ser feito um acompanhamento permanente. 
    O cardiologista lembra que a prevenção é sempre muito importante, como ingerir pouca gordura animal, praticar exercícios físicos, controlar pressão arterial, taxas de colesterol e glicose e manter o peso saudável.

   Meninas... nossos exames pré operatórios têm que incluir um Check up completo do coração !!!!
     E se possível faze-lo de ano em ano, não somente se for passar por algum precedimento cirúrgico.

       Bjussss e estou de volta meninas!!! Foraaaaaaaa desânimoooo!!!

    

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Oiiii

           Oiiii, andei sumidinha né... que eu lembre não posto nada desde quinta passada, uns 4 dias!!  Não irei dizer a vocês que andei ocupada e sem tempo de vir e escrever algo aqui no blog. Como várias de vocês são minhas amigas no face, e nos conversamos lá na página da Gastroplastia ... sabem q andei bem desanimada, mas passou!! 
           Resolvi erguer a cabeça e ir em frente. Sei que poderei ter inúmeras recaídas como esta, mas estou disposta a enfrentá-las.

          Hoje vou postar um texto bem legal meninas, espero q não tenham me abandonado... hehehe

         Aguardemmm mais tarde tem post.

           Beijosssss de saudadessss!!!!

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Bom Dia Meninassss!!!!

         Uiii desculpem ontem não postei nada né!! É que esperei por hoje, pois a tardinha vou na psicologa, ai terei mais novidades!!!

     Então até mais tarde gente!!

      Beijussss

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

A Importância do Apoio Psicológico na Cirurgia Bariátrica!!


      As mudanças não são poucas na vida de quem deixa de ser obeso mórbido. Quem opta pala cirurgia deve saber que está optando por enormes mudanças internas e externas, mas também está optando pela vida. A psicoterapia ajuda na reorganização desta nova vida, em um corpo inevitavelmente diferente.

Na fase que antecede a cirurgia:
   A avaliação psicológica se justifica na necessidade de preparar, orientar, apoiar e informar o indivíduo a respeito da cirurgia, o objetivo principal da intervenção psicológica nessa fase é observar o estado psíquico do indivíduo, o porquê ele ter optado pela cirurgia. Também foca-se a mudança no comportamento alimentar, visando desenvolver um comportamento assertivo e maior adesão ao tratamento médico e nutricional.

No pós-operatório:
    O foco terapêutico neste período deve ser a nova imagem corporal e suas repercussões na personalidade do indivíduo, pois muitos não conseguem abrir mão de sua forma, boicotando o tratamento.

   Depois do inevitável emagrecimento que a cirurgia proporciona, estas desculpas já não podem mais existir e o ex-obeso tem que aprender a lidar com uma nova realidade e principalmente aceitar que agora ele é uma pessoa sem limitações físicas e, e aprender a lidar com a ansiedade, conseqüentemente, acaba sendo mais cobrado pela sociedade para que seja uma pessoa produtiva. 
    As mudanças não são poucas na vida de quem deixa de ser obeso mórbido.

Porque procurar tratamento psicológico em casos de obesidade.

• Identificar os causadores da ansiedade e aprender a lidar com eles é o primeiro passo", porque recorrer à comida é uma válvula de escape que nem sempre está ao alcance de todos o tempo todo.

• O ser humano em um todo: Assim, quando se analisa o ser humano sob este prisma, está implícito que ele é formado por um conjunto complexo de estruturas - a fisiológica, a psicológica, a social, a emocional e a espiritual - que são inter-relacionadas, por isso, o aparecimento de um problema numa área, passa a afetar todas às outras.

• O tratamento psicológico, não se vislumbra apenas a mudança de hábitos, mas com a elaboração dos conflitos; a ênfase do tratamento se dá na resolução das causas do problema e não na eliminação simplesmente de sintomas.

• Levar a uma reflexão sobre a história de vida de cada um, o auto-conhecimento, à socialização e o trabalho com a imagem corporal, ajuda a elaborar os conflitos e lidar melhor com as dificuldades.

• A redução do peso não vai ocorrer mais de forma mecânica, e sim com a consciência da mudança interior. E cada desafio superado é encarado como uma conquista própria.

• O atendimento psicológico possibilita que as pessoas comecem a compreender melhor a si e ao outro, a poder olhar para seus conflitos e descobrirem seus limites e possibilidades.

• Conseguindo entender compreender seus conflitos emocionais, vai diminuindo os sintomas ansiosos, resultando assim em perda de peso.

           # Lembrem-se que ao entrarmos no bloco cirúrgico eles operaram nosso estomago, não nossa cabeça!!#

Puxão de Orelha!!!

         Nada melhor do que conversar com pessoas que viveram o que estamos passando, hoje eu e minha amiga Aline Rangel tivemos uma conversa muito boa com nossos amigos do face, da página que participamos sobre redução de estomago.
         A Aline lançou a pergunta de quanto tempo as pessoas precisaram fazer jejum antes da cirurgia?  O assunto se desenrolou, e eu e a Aline admitimos estar programando uma despedida para antes deste jejum. 
         Guriassssssss vcs nem acreditam, nos deram um sacode lá no grupo, mostrando nos que não seria legal, afinal estaríamos nos despedindo de que? Estaríamos confraternizando algo que por anos nos fez mal, e tomando a mesma atitude que nos levou ao que hj somos!!! Ai simm notei o quanto nossa cabeça tem que ter mudado junto, quero uma nova vida, um novo corpo, mas queria fazer uma despedida regada a pizza com Coca-Cola. Vê se tem sentido isso!!!
          Então hoje resolvi falar sobre o acompanhamento psicológico que tanto tememos, e mostrar o quanto ele é fundamental.
                                                
 Boa Leitura Minhas Borboletinhaassss!!!!


       

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Saindo do Ritmo!!!

         Hoje não posso negar que fiquei muito ansiosa, esta noticia que só consultarei com clínico no fim de fevereiro me deixou sem chão!!! Comiii bolacha, comi sorvete, tomei chimarrão (2 térmicas) comi bolo.... e assim foi minha tarde hoje, mastigandoooooooooo.
        Totalmente sem criatividade para escrever, e sem paciência para ler!!! 
        Sei que de nada adiantaria consultar antes com o Dr., pois ainda não tenho o laudo da nutri nem da psicóloga, mas tb ñ precisava ser lá no fim de fevereiro né!!!!!  Bom, já estou mais calma e conformada, amanhã tudo estará melhor, e seguirei no ritmo da adaptação alimentar!!! 

                                   Beijos, e obrigado pela força meninas!!! 

Aiaiaiai.....

          Hoje finalmente consegui marcar o retorno com meu clínico geral, para mostrar os resultados dos exames. Mas consegui marcar a consulta só para dia 28 de Fevereiro  .... aiiii me deu um desânimo, que demoraaaaaaaaa.... queria muito no início de Março estar me operando, mas pelo visto ñ vai dar!!! 
          Mais tarde volto para publicar algo legal, poque agora to sem ideia. 


                                                 Beijos gurias!!

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Domingãoooo

          Passei aqui para registrar o dia de hoje, pois sempre que der deixarei uma mensagem por dia.
         
     Aniversário do meu amorrr hoje!! Que possamos estar sempre juntos!! Obrigado por me apoiar nesta fase em que preciso de alguém que me encoraje...me mostre que sim ... 
VALE A PENA!!!
     Hoje meu post vai para ti meu neguinho lindo!!!

                                  Saúde sempre.... pois AMOR pode deixar com a gente.... Né Nicolasss???

Beijus a vocês meninas...... Que tenham um ótimo e tranquilo fim de Domingo!!! 
       

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Seja Bem Vinda Denise!!!!

O Que a Obesidade Me Roubou!!!


         Por muitas vezes me peguei dizendo:“Não tenho mais vontade de viver!". Na verdade acredito que pegava pesado demais ao dizer isto, pois tenho sim muita vontade de viver... Por meu filho que amo e batalhei muito para tê-lo, por minha família que me ama... Por eu mesma que precisooo ser feliz, viver...
         A obesidade me roubou a segurança, a auto-estima, a alegria e claro o fôlego!!!  Digo segurança porque na medida em que vamos engordando é inevitável não ouvir aquele comentário: “Como aquele homem "tá" com aquela gorda" é isso mesmo, as pessoas pensam isto e muitas sem dó nem piedade FALAM.... E isto vai abalando a segurança!!Há tem este também
“Essa gordinha deve levar guampa a mais de metro" é gente parece mentira né??. Mas já ouvi isto sim, as pessoas acham que porque sou gorda sou surda também!!!
         Minha auto-estima foi embora há anos.... Até porque, eu pelo menos, não me vi engordar! Claro sabia sim que estava engordando, mas não sei como isso funciona, mas tenho minha imagem na cabeça totalmente diferente do que vejo no espelho ou em fotos. Acho que a consciência abstrai o que achamos pior então fico na memória com uma imagem já gordinha, mas não como estou hoje, então quando passo por um espelho, tenho que voltar porque não acredito que foi a minha imagem que passou ali, é algo muito estranho, nas fotos chega me dar vontade de chorar, meu rosto está enorme meus olhos pequeninhos... Pareço inchada!! Buenoo mas retomando o assunto hehehehe... Não tenho auto-estima não, posso passar horas me arrumando... mas não adianta mais ... Não gosto do que vejo no espelho, o que torna rotineiro eu recusar convites para sair. E acredito que este ponto que cheguei foi importantíssimo para a minha decisão de fazer a cirurgia, pois se eu não gostava do que via, imagina os outros??? 
        Não conseguir subir a escada do prédio onde minha mãe mora, já é normal, além da minha obesidade, tenho aquele probleminha no coração. Então subir era um castigo... Chegava à exaustão, para me recompor levava uns 10 minutos, mas com meu tratamento cardiológico isso melhorou bastante, mas ainda chego ofegante e louca para sentar.
        Sou uma pessoa extrovertida, faço amizade fácil, às vezes acho que sou a palhaça da turma...hehehehe.... e amo isso na verdade. Porque minhas amigas (os) me têm por uma pessoa super de boa. Perco a amizade, mas não a piada!! 
          KKkkkkkkkkkkkkkk.
         Mas isso de ser auto astral veio acontecendo junto com meu aumento de peso, tipo uma proteção sabe, eu vejo assim. Pois já que eu não me achava bonita eu tinha que agradar de outra maneira, e as pessoas aprenderam a gostar de mim por este jeito loucão e não pela aparência. O que tornam minhas amizades a meu ver bem sólidas.
          Falando em amigas (os) tenho muitas (os), e as amo tanto!! Elas são raras, me apóiam, corrigem quando necessário, choram e riem comigo.... Me amam sei disso. E elas estão nesta luta comigo por uma nova vida, oram por mim, me encorajam nos momentos de fraqueza. 
          Mas desejo muito...e do fundo do meu coração ter esta alegria que tenho hoje, aliada a uma qualidade de vida. Poder sair para dançar e não sentir meu corpo gritando de dor por não suportar meu peso, poder sentar e cruzar as pernas, e sentir que sim, estou sentada como uma mulher sempre deveria sentar-se... 
          Quero passar na rua e não ser percebida, tanto pelo meu peso ou por como estou suando com este calor, pois não é nada fácil carregar 107 kg em 1.60 de altura. Dóiii muito.... Dói joelho, pé, coluna.... Vontade sumir!!!

          A obesidade me roubou no mínimo 9 anos de vida!!! 
         E hoje não vejo a hora de correr atraz desta vida que passou! Passear com meu marido de mãos dadas, porque irei poder acompanhar o ritmo de caminhada dele... Poder ir à praia com o Nicolas e aproveitar se pudor... Botar um vestido e um salto bem lindo, afinal meus joelhos estarão livressss.... Me maquiar sem parecer que apanhei!!! 
                                         Amarrrr sem vergonhaaaa.


            Beijus meninas, espero que leiam, gostem e comentem!!! 

Atualizandoooo....

      Oii meninas, estou em dívida né...ontem não publiquei nada de interessante. Ontem passei o dia de preguiça hehehe...depois fui ficar um pouco com meu irmão que amanhã pela manhã já se vai  embora mais uma vez!! E toda vez que ele se vai fico na dúvida se deixei claro para ele o quanto o amooo o tanto de saudade que ele deixa.... fico arrependida de não ter abraçado maisss...ter beijado maissss... Mas ele sabe que sou assim uma trava neste sentido!! Kkkkk 


TE AMO MEU IRMÃO!!!
    
     Boraaaaaaaa então que tenho coisinhas a dividir com vcs amores!!!


    Peguei o resultado de dois exames esta semana que passou. Resultado da endoscopia e do ultrassom de abdomen total. O ultrassom de abdomen deu tudo normal, já a endoscopia deu uma leve gastrite, mas o que estava esperando era saber se tinha a tal bactéria do Hpylori... Pois já conversei com muitas pessoas que tinham.
    Mas desde que peguei estes últimos resultados já venho tentando marcar minha consulta de volta com o Clínico, mas nadaaaaaaa...acho que ele saiu de férias Affff. Logo agora que eu queria que tudo andasse. Mas ok, fazer o que!!! Tudo tem seu tempo....estou tentando incorporar esta frase. hehehe


    Gurias eu vou publicar logo mais um textinho que fiz de coração e espero que vocês gostem e comentem tá!!!




                     Bom Sábado a vocês!!! Bjus Gi
   

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Olhaaa a Amanda aqui tb... Isso ta ficando bom em gurias!!! só as poderosas hehehehe....Obrigadoooooo pelo carinho de estarem aqui viu!!

Bem Vinda Bárbara.... Nosso sonho está próximo!!! Bjusss e sinta-se a vontade para opinar viu !!!

O que é Síndrome de Dumping?

    É a passagem rápida do conteúdo gástrico, ou seja, dos alimentos presentes no estômago, para o intestino, principalmente dos alimentos ricos em açúcar. Os sintomas comuns são náuseas, fraqueza, suor frio intenso, desmaios e diarreia após a alimentação. É necessário evitar os alimentos ricos em açúcar.
      Informações básicas. O estômago serve de ponto de recepção e armazenamento do alimento ingerido. As funções primárias do estômago são atuar como reservatório, iniciar o processo de digestão e esvaziar seu conteúdo distalmente no duodeno de maneira controlada. A capacidade do estômago nos adultos é de aproximadamente 1,5 litros a 2 litros, e sua localização no abdômen permite considerável distensibilidade.
    A síndrome de dumping pode ser separada em formas precoce e tardia, dependendo da ocorrência de sintomas em relação ao tempo decorrido depois de uma refeição. Ambas as formas ocorrem devido à oferta rápida de grandes quantidades de sólidos e líquidos osmoticamente ativos no duodeno. A síndrome de dumping é o resultado direto de alterações da função de armazenamento do estômago e/ou do mecanismo de esvaziamento pilórico.
     A severidade da síndrome de dumping é proporcional à taxa de esvaziamento gástrico. No período pós-prandial, a função do estômago é armazenar alimento e permitir a digestão química inicial por ácido e proteases antes da transferência de alimento para o antrogástrico. 
    Uma vez que os sólidos tenham sido reduzidos ao tamanho desejado, são capazes de atravessar o piloro. Um piloro intacto impede a passagem de partículas maiores para o duodeno. 
       Dumping Precoce:
    Acredita-se que os sintomas da síndrome de dumping precoce (30 a 60 minutos após a refeição) decorram do esvaziamento gástrico acelerado de conteúdo hiperosmolar para o intestino delgado. Isto leva a desvios de líquido do compartimento intravascular para a luz do intestino, resultando em distensão rápida do intestino delgado e aumento da freqüência de contrações intestinais.      
    Demonstrou-se que a instilação rápida de refeições líquidas no intestino delgado induz a síndrome de dumping em indivíduos saudáveis. A distensão intestinal pode ser responsável por sintomas GI como dor abdominal em cólica, distensão abdominal e diarréia. A contração do volume intravascular devido a desvios de líquidos osmóticos talvez seja responsável pelos sintomas vasomotores, como taquicardia e tonturas.
     A provocação com glicose oral em pacientes com dumping precoce, em geral, causa aumento da freqüência cardíaca. Embora se espere vasoconstrição num estado de contração de volume, os pacientes com síndrome de dumping têm vasodilatação, relatada pela primeira vez por Hinshaw e cols. A vasodilatação tem sido demonstrada por alguns investigadores, mas não por outros. Foi descrito um aumento do fluxo sangüíneo para a artéria mesentérica superior em pacientes com síndrome de dumping.    
       Esta resposta vasodilatadora periférica e esplâncnica parece ser estratégica na patogênese do dumping.
     Dumping Tardio: 
      Ocorre dumping tardio de 1 hora a 3 horas depois de uma refeição. A oferta rápida de uma refeição ao intestino delgado resulta em concentração inicial alta de carboidratos no intestino delgado proximal e rápida absorção da glicose.
Isso recebe oposição de uma resposta hiperinsulinêmica. Os altos níveis de insulina são responsáveis pela hipoglicemia subseqüente.  

Os sintomas sistêmicos de dumping precoce são:
* Vontade de se deitar
*  Palpitações
* Cansaço
*  Iminência de desmaio
* Síncope
* Diaforese
* Cefaléia
* Rubor


Os sintomas abdominais de dumping precoce são:

* Sensação de plenitude gástrica

Diarreia
* Náuseas
* Cólicas abdominais
* Borborigmos

Os sintomas de Dumping tardio são:
* Perspiração
*Tremores
* Dificuldade de concentração
* Diminuição da consciência
* Fome
--------------------------------------------------------
* Síncope = Desmaio é a perda súbita e transitória da consciência e consequentemente da postura.
* Diaforese = é transpiração e suor excessivo no corpo humano, que pode ser causada por fatores como a temperatura do ambiente, comida e medicamentos inadequados.
* Cefaléia = termo médico para dor de cabeça.
* Rubor = é a vermelhidão da pele que pode ocorrer em qualquer área do corpo, em qualquer extensão, em virtude da dilatação dos vasos sanguíneos e consequentemente, maior fluxo de sangue naquela área.
* Borborigmos = também conhecido por rugido estomacal ou barulho estomacal é o som produzido pela contração dos músculos.



Feriadinhoooo hein!!! Coisa Boa!!

          Guriassss....hehehe por enquanto posso falar só gurias, porque ainda não tenho nenhum guri aqui acompanhando meu blog!! Que eu saiba né!!
          Mas então gurias que vão fazer neste feriadinhooo gostoso hein?? Eu to aqui ...em casa com minha família curtindo o último dia que meu irmão estará na cidade conosco, logo ele volta para Floripa e a saudade volta a rondar nossos coraçõezinhos!! Mas hoje aqui ta um dia do jeito que gosto muito, nubladinho com um ventinho que refresca muitooooo.
         Sabem que to amando muito escrever aqui, atualizo todos os dias e tento diversificar o que publico, mas ontem fiquei perguntando-me .... Será que as pessoas estão gostando?? Poucos comentam ... Posso estar publicando coisas que não atrai... ou textos grandes demais... Tô em dúvida genteeee...me ajudem... opinem...PLEASE!!! hehehe
         Hoje vou publicar uma matéria que li no site: www.exgordo.com.br - sobre a SÍNDROME DE DUMPING. A qual temo muito em passar, nesta matéria explica tudinhoo, o que é como acontece, as reações... Muito boa!!! Se tiverem um tempinho leiam.


             Bjusss e um Ótimo FERIADÃO a todas!!!! 

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O que é cirurgia bariátrica?


     Em alguns casos, as mudanças alimentares e a prática de atividades físicas são ineficazes na contribuição da perca de peso. Nestas situações, apenas uma intervenção médica mais efetiva, como a cirurgia bariátrica (cirurgia para redução do tamanho do estômago), deve resolver o problema. A maioria desses casos são aqueles em que o (IMC) atinge valores superiores a 40 kg/m².
     Nestes obesos, os inúmeros tratamentos e a oscilação ponderal, além do potencial genético, agravam o quadro clínico.
     As doenças associadas à obesidade  grau III (hipertensão arterial, artropatias, dislipidemias, diabetes, disfunções respiratórias, etc.), geraram o termo “obesidade mórbida”, que deve ser abandonado.
  Existe mais de um tipo de cirurgia bariátrica?
     Existem dois tipos de cirurgia bariátrica. No primeiro, em que há redução do tamanho do estômago, existem três variações denominadas: banda vertical ajustável, gastroplastia vertical, gastroplastia vertical com by-pass em y de Roux. Esta última, também chamada Capella ou Fobi-Capella, é a mais utilizada e foi desenvolvida por cirurgiões. Além da restrição causada pela diminuição do volume do estômago, ocorre uma pequena disabsorção dos alimentos, porque eles deixam de passar pela primeira parte do intestino delgado.
     O segundo tipo é a cirurgia disabsortiva (ou Derivação bilio-pancreática), chamada de cirurgia de Scopinaro. Neste caso, o paciente terá mais liberdade de comer maior quantidade de alimentos, já que não há grande diminuição do estômago, que fica com 2/3 do seu tamanho original. O que é feito aqui é um grande desvio do alimento, que vai para o intestino grosso.
     Estes pacientes submetidos à gastroplastia redutora devem ser acompanhados, recebendo orientações específicas para elaboração de uma dieta equilibrada. A adesão ao tratamento deverá ser avaliada, uma vez que pacientes instáveis psicologicamente podem recorrer a preparações de alta densidade calórica, de baixa qualidade nutricional, colocando em risco o sucesso da intervenção a longo prazo.
     Existem contra-indicações para a realização desta cirurgia como, por exemplo, cirrose  hepática, algumas doenças renais e psiquiátricas graves, vícios (droga, alcoolismo) e disfunções hormonais.     Todas devem ser avaliadas por profissionais com prática e conhecimento aprofundado neste assunto.
     Em todos os casos você deverá, obrigatoriamente, ter pleno conhecimento das características, necessidades, riscos e limitações de cada cirurgia. Participe de reuniões com uma equipe multiprofissional e com pacientes já operados para poder ter certeza da sua decisão.
Quais os cuidados a serem tomados antes e após a cirurgia?
     Os cuidados a serem tomados antes e após cada cirurgia vão depender de cada caso, mas no geral consistem em avaliações clínico-laboratoriais com exames de sangue, radiografia de tórax, ultra-sonografia e/ou tomografia do abdômen, avaliação cardiológica, endoscopia  digestiva com pesquisa de H. Pylori e avaliação da função respiratória (mais aprofundada quanto mais obeso ou complicado seja o caso). Caso o paciente tenha alguma doença que necessite tratamento e controle prévio, a cirurgia será adiada até que se obtenha a melhor condição clínica.
     Os obesos que passam por uma cirurgia bariátrica necessitam de orientação nutricional permamente para suplementar a dieta com compostos ricos em proteínas, vitamina  B12 e ferro. Cuidados especiais para evitar casos de desnutrição  após a cirurgia também são necessários.
     Após a cirurgia, o paciente já sai do hospital, em média, com menos dois quilos. Nos primeiros meses, a redução no peso chega ser de sete a oito quilos. Os pacientes com quadro de diabetes  tipo 2 podem precisar reduzir ou interromper o uso de insulina. A complicação mais difícil de ser tratada é a pressão arterial. Ela demora mais a estabilizar e o paciente não interrompe o uso de medicamentos.
     Todos os tipos de tratamento da obesidade, do mais simples ao mais radical, exigem empenho e determinação. Será sempre necessário um suporte multiprofissional e a adequação da dieta às novas metas a serem alcançadas. Para garantir um bom nível de adesão e o sucesso terapêutico, sua motivação é essencial e pode ser auxiliada por orientações com embasamento técnico e científico de qualidade, ajudando na solução ou diminuição do problema.


Oiiiii

   Hoje estava pesquisando e lendo coisas aqui na internet sobre a " Cirurgia Bariátrica" e li muita coisa que achei interessante, e é claro que compartilharei com vocês  Guriasss.
   Então reservem hoje um tempinho, e leiam as matérias que publicarei, quem sabe suas dúvidas estão ali.
   Logo logo  irei publicar só estou resumindo um pouco para não ficar grande demais.


    Bjokasss Gatonas!!! Té mais tarde.


   Há e não esqueçam.... Comentem o que vocês lerem aqui sempre que possível, pois assim saberei se estou fazendo certo, se estou escrevendo o que vocês querem ler, se vocês estão gostando do Blog.

Bem Vinda Minha Bikitinhaaa!!!