sexta-feira, 30 de março de 2012

Contando Tudo!!! Como Foi Minha Cirurgia Bariátrica!!

      Genteee to devolta!!!!! Vim hoje aqui contar a vocês como foi minha cirurgia, como tenho passado, o que tenho feito... Tô devendo isso a todos aqui que me acompanham e rezaram por mim, neste momento que mesmo sendo o que mais desejamos é um momento delicado!! Bommm bora lá contar tudinhooo, quero dizer que aqui contarei tudo, exatamente tudo, não pretendo esconder os momentos de medo...de angustia...Tenho compromisso com quem lê o que escrevo, compromisso de sempre falar a verdade. Vamos lá?!!! 
      E agradecer mais uma vez a todos vocês pelo carinho, pelas orações...por terem se preocupado comigo. Obrigadooooo por Tudo!!!!

      Chegou o tão esperado dia, 13 de Março de 2012, uma Linda Terça-Feira. Confesso que a noite anterior foi bem agitada, pensando em tudo que iria mudar em minha vida, como seria minha cirurgia? dúvidas frequentes de todos gastroplastizados eu acredito. Minha cirurgia estava marcada para as 13:30.

      Meu cirurgião Dr. Eduardo Rotta pediu para que eu me internasse por volta das 10h da manhã do dia 13 e assim aconteceu, dei entrada no Hospital Beneficência Portuguesa de Pelotas as 10h, comigo minhas companhias inseparáveis: Minha Mãe, Meu Pai, Meu Maridão e Minha Tia Sônia.
   Tudo providenciado, então vamos aos aposentos hehehe... Nos acomodamos e ai era só esperar as 13h que foi a hora que o enfermeiro me disse que viria me buscar para irmos para o bloco cirúrgico. Neste meio tempo recebi muitas visitas, amigos, familiares...estava rodeada de pessoas que me amam e torcem por mim.

        Enfim Chegou a hora, 13h em ponto o enfermeiro estava lá para me buscar, foi um momento estranho, eu sabia que estava um pouco nervosa, mas analisando depois percebi que eu sempre deixo transparecer que estou calma para que os que me rodeiam fiquem calmos também. Mas naquela hora o nervosismo tomou conta de mim, mas me mantive firme e fui sorrindo e conversando o caminho do quarto até a porta do bloco cirúrgico. Lá estavam parados a minha espera ... Meus amigos, meu Marido, Minhas Tias... Olhei cada um nos olhos sem falar uma palavra...mas eles entenderam o que no olhar eu dizia!! Então fui vestir aquela linda camisola de hospital... na sala de espera entraram comigo meu Pai e minha Mãe!! Minha mãe carinhosamente me ajudou a vestir a camisola.... Assim que eu estava vestida o enfermeiro pegou em minha mão e disse "Vamos então Gisele" aiiiii...me deu um aperto no coração em deixar ali minha mãe e meu pai a me olhar com aqueles olhinhos apertados e cheios de lágrimas, na angustia de não poder me acompanhar. Dei um gostoso beijo em cada um e disse: " Fiquem calmos, vai dar tudo certo"     
      Me levaram para sala de recuperação, onde achei que iriam me sedar, mas não ali fiquei uma meia hora, sentada em uma maca em meio a pessoas que já tinham passado pelos seus procedimentos e estavam voltando da anestesia. Fiquei orando...pensando no meu Filho que eu havia deixado na minha sogra, meu amado Nicolas com apenas 6 anos e já tão ciente que a mamãe iria para o hospital para ficar magrinha como ele diz.
        As 13:30+- um rapaz da equipe do anestesista me chama e me leva até a minha sala de cirurgia....caminhando por aquele largo corredor eu só pensava em que minha cirurgia começasse logo, pois assim logo eu estaria no quarto. Entrando na sala uma enfermeira pegou na minha mão e disse, "pode deitar mocinha" hehehe amei o mocinha!!! Deitei na maca e veio o Dr. Gastão meu anestesista, um senhor tranquilo mas pouco falante. Então começaram os procedimentos para me anestesiar, esticaram meus dois braços naqueles apoios laterais da maca para o braço, no direito o rapaz q me buscou na sala de recuperação começou a colocar o garrote e procurar veia, quando ele me solta a linda pergunta: "Dr. Gastão é assim?" Meu Deus quando ele perguntou isso, eu mais que rápido olhei para o lado onde ele estava e fiquei apavorada, como assim ele tá treinando em mim??!!! Ai o Dr. Gastão começou a dar instruções a ele, dizendo que ñ colocasse o acesso muito fundo, para que eu permanecesse com ele até a minha alta, notei que o rapaz o chamava também de professor, embora eu não estivesse em um hospital universitário acreditem ...SIM... ele estava aprendendo em mim!!! Fiquei super nervosa, como tenho aquele probleminha de coração o qual aqui no blog já contei, fui com todos meus exames para a sala de cirurgia, então eles pegaram e foram ver, o professor o então Dr. Gastão explicava o que eu tinha para o tal aluno, eles faziam cada cara que eu achava que eles estavam pensando que algo de grave poderia acontecer, e no auge do medo perguntei..."Está tudo bem Dr.?" ele me respondeu tá sim guriazinha, pode ficar calma...Quando está tudo preparado eu olhei em um relógio de parede que estava bem na minha frente e já eram 14h, então escuto aquela voz "Vamos começar a induzir"...quando o rapaz tava colocando o treco para eu respirar e apagar...o Dr. Gastão falaaa...pera..pera aiiii...esqueci de uma coisa....Quando eu vi ele buscou algo, quando passou ao meu lado e eu me virei para olhar ...adivinhem...era um desfibrilador...Putz aiiii eu me cag#$%¨& todaaa...e olhei nos olhos da enfermeira e pedi como eu pedisse a minha mãe..." Cuida de mim" ela com carinho no olhar me disse assim "Fica calma...Estamos todos aqui só para cuidar de ti" ai então começaram a me anestesiar, pelo oxigênio e  intra venal. A última coisa que me lembro é de adormecer pedindo a Deus que me cuida-se, que conduzi-se os médicos....enfim...
      Quando percebo eu estou acordando louca de dor no peito, e com no mínimo 4 pessoas me olhando, era o Dr.Gastão anestesista o rapaz aluno dele e mais duas enfermeiras da sala de recuperação, eu tava com medo de ter tido algo no coração porque a dor era muito forte, logo já começei a tremer de frio e as náuseas .... O Dr. me explicou que esta dor no peito e nas costas eram decorrente da cirurgia, pois fiquei 4h na sala de cirurgia. Que eles iam me dar um medicamento para dor que isso logo ia passar. Todos atenciosos sempre a postos para me ajudar, as náuseas eram incontroláveis... e eu vomitava muito...mas era só o suco gástrico me disse o médico. Mas vomitar logo depois de uma cirurgia, onde você está cheia de dor é terrível. Fui para o quarto as 21h....Logo na saída do bloco a primeira pessoa que vejo é meu Pai...Dá um alívio na gente em ver pessoas conhecidas, me senti protegida, porque mesmo bem tratada lá dentro....credo somos apenas mais um lá dentro, todo cuidado que temos para nos mover eles acham que é frescura, ninguém me ajudou a passar da maca da recuperação para a a maca de remoção que iria me levar até o quarto, com dor eu mesma deitada tive que fazer a mudança, e assim aconteceu novamente no quarto, mas ai é claro que meu pai já falou para a enfermeira..." Mas senhora ela saiu agora de uma cirurgia de grande porte e a senhora quer que ela faça esforço?" Elas ignoraram e quem me ajudou foi meu pai e minha mãe. 
         Genteee minha primeira noite foi terrível, eu não tinha posição, deitada doía as costas, sentada doía também...Meu médico Clínico Geral o Dr. Enrique Saldanha foi me ver eram umas 22h +- disse que minha cirurgia tinha corrido bem, e que era para eu levantar ir ao banheiro, e me passou tudo que eu poderia fazer, o que ele tinha deixado prescrito, ele como sempre um amor, tranquilo e atencioso. E assim passei a noite... levantando e sentando ...quase que de 30 em 30 minutos, o dreno não me deixava dormir, eu não tinha posição, virava e mexia ele vazava....aquilo me dava um nervoso .  Para terem noção eram 5h da manhã eu tava incomodando meu  pai e minha tia para tomar um banho, na esperança que o banho me revigorasse, meu pai e minha tia conseguiram me segurar até as 6h ai sim me deram um banho .... Mas só me refresquei, porque me sentia ainda zonza e sonolenta, as dores não passavam apenas aliviavam com os remédios. Mas eu sabia que não ia ser moleza, depois do banho consegui dormir até umas 7:30+- minha mãe chegou as 7h e minha tia Zilá logo após. Foram elas que passaram a manhã comigo, a nutricionista foi lá e me passou as primeiras orientações da dieta liquida, disse que logo viria o tão falado Shake, o almoço que era um caldo de abobora, a tarde veio um chá sem açúcar e a noite a gelatina, ela disse que eu teria que tomar algo de 15 em 15 minutos, era o shake...gatorade...chá...gelatina...o tal caldo de abobora...que eu só poderia não beber nada quando estivesse dormindo, então já viu né de 15 em 15 min. eu bebia algo num copinho de café na medida no máximo de 30ml.
        Logo a tia Zilá foi embora e a Dinda Eva fez companhia para eu e minha mãe. foi uma tarde tranquila já quase sem dores, mas muito sonolenta ainda...e claro bebendo meus líquidos...hehehe. Com ajuda eu caminhava no corredor do hospital ... A segunda noite quem ficou comigo foi minha mãe e minha tia Zilá... recebi muitas visitas, mas não consegui aproveitar quase ninguém pois o sono me possuía hahaha. Mas a visita mais esperada da noite chegou.... meu filhote...genteee eu me preparei toda, me penteei... me sentei na cadeira...controlei o sono...e ele chegou...lindo e preocupado, me deu um beijo e se afastou...não queria chegar perto de mim, eu emocionada por poder vê-lo novamente fiquei nervosa em não poder abraçar.... pegar... ele receoso em me machucar preferiu ficar distante, e eu entendi. Logo o meu marido levou ele embora para que ele não se impressiona-se e eu também tava emocionada louca para chorar e ficar quieta. A segunda noite já foi mais tranquila, dormi algumas horinhas, mas mesmo assim a noite foi cheia dos  levanta e senta. Acordei as 7h da manhã tomei meu bainho e sentei na cadeira, logo chega meu cirurgião para me ver disse que eu estava ótima e que iria me dar alta. Depois minha Nutricionista também veio e me deu alta também...                   Vamos embora então né!!!
         Fiquei 2 dias e meio internada, enfim fui para casa. Cheguei em casa ao meio dia, minha mãe veio comigo. Preparou aquele caldinho de legumes que o tempero é amor de mãe....e foi a melhor coisa que tomei na minha vida. Dormir na minha cama, na minha casa, com a companhia de meu filho, meu marido e da minha mãe, foi o melhor remédio que eu poderia ter tomado. Então começou as injeções em casa. Todo dia eu acordava as 7:30 com meu marido, pois era ele que me aplicava a injeção de Eparina (anti-coagulante) eram duas por dia, uma as 7:30 da manhã e outra as 19:30. Tomava ao acordar também o comprimido de Nexium (remédio para o estomago) depois eu tomava os meus remédios para o coração. Tudo triturado em um pouco de água. Todos os dias caminhava aqui no meu condomínio mesmo 3 vezes ao dia. 
       Com 7 dias de operada eu não aguentava mais o dreno, tava me doendo já, acho que já tava na hora de tirar, já saia bem pouco liquido e bem amarelinho, nada de sangue,então meu cirurgião Dr.Rotta pediu para eu ir até o Hospital que ele iria tirar. Chegando lá ele olhou disse que tava perfeito, tanto o dreno quanto os pontos dos furinhos (que foram 5) e disse que não tiraria naquele dia, que iria tracionar um pouco (puxar e cortar um pedaço do caninho do dreno) fiquei chateada porque não aguentava mais andar com aquele saquinho de coloscopia e fora o incomodo do dreno. Mas fazer  que... Dr. que manda hehehe... A noite fui tomar meu banho e logo do banho eu tinha que recolocar minhas meias de alta compressão (as quais estou até hoje... ficarei um mês com elas) e fazer a injeção, então chamei meu marido no que ele me olhou disse " Nega teu dreno caiu" Uiiiii me deu um nervosooooo...mas a enfermeira que refez o curativo do dreno a tarde havia me dito que isso poderia acontecer. Dito e Feito...Caiu... Ligamos para o Dr. e ele disse que achava que isso aconteceria, que era para limpar com soro e fazer um curativo com gaze e só, que fecharia naturalmente.    
       Depois disso gente... Durmo as noites inteirinhasss...não tenho dor...não tenho fome... não tenho sede... Com 15 dias retornei a nutricionista e ela me pesou....tcha...tcha..tcha...Tchannnnn perdi 8kg...eitaaaa coisa boa!!  Ela também passou minha dieta de liquida para pastosa....e liberou caminhadas de 30 40 minutos +- todos os dias.
       Agora tenho que me alimentar de 1em 1hora....mas tem vezes que não dá, na verdade na fase do liquido eu ainda não sabia meu limite de saciedade, agora já sei, pois a pastosa me dá mais esta noção. Mas ainda estou me conhecendo, nunca mais vomitei depois que sai do hospital, nunca entalei....                    Tô Muito Felizzzzzzzzz!!!
         Hoje tenho 19 dias de operada, e queria aqui deixar registrado o meu agradecimento a todos que torceram por mim, oraram por mim... agradecer a vocês aqui que leem o que eu escrevo no Blog...se preocuparam e queriam noticias minha. Quero dizer que ter vocês é bommmm demaissssssss!!!!
           Já dirijo...já cuido de minha casa...Já caminho todos os dias!!!
                        VIDA NOVA!!! BORA SER FELIZZZ NÉ GENTE!!!
  
Esta foi a técnica usada em minha Gastroplastia - Bypass-
Esta foi a técnica usada em minha Gastroplastia  - Bypass-


     
              
    
         
        


       

      



9 comentários:

  1. Gi, nossa, quanta informação,
    O dreno tb me incomodou bastante, tinha que ficar segurando até pra tomar banho, um saco e na hora de dormir, o maior cuidado.
    Achei que vc ficou tão pouco no hospital, deve ser pq o HFAG que eu operei eles deixam todos da bariátrica por no mínimo 8 dias internada,
    mas que bom que deu e está dando tudo certo.
    Quanto o peso logo iremos desempacar, rsssssssssss

    Amei a figura iria ficar linda de layout do seu blog.

    Bjus, sucesso pra ti!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado amor...que bom que vc leu, é eu quando resolvo escrever hehehehe sai de baixo!! Falei demais? é que quis colocar aqui tudo que vivi para que outras pessoas possam ter noção do que passamos.
    Linda a imagem né foi uma amiga que é meu anjo que me deu de presente ...hehehe... Tb acabei de comentar lá no teu blog!!
    Bjusss

    ResponderExcluir
  3. oiiii , nossa muito bom isso , é o primeiro que eu li e tem o tamanho dos detalhes que vc escreveu , normalmente todo mundo fala que é perfeito e blablaba , mas no fim das contas tem mais dificuldades , e isso é muitoo bom para gente ir bem preparado ... vou me operar dia 29 de maio,
    Ahh chorei na parte do seu filho , eu tenho uma bebe de 1 ano e nove meses, e vou ficar internada 5 dias , vc ficou super pouco né? eu vou fazer a técnica de fobi e capela ...Acho que o mais difícil vai ser o hospital e ficar longe da bebe , masssssssss se for pra um futuro melhor né ... rsrsrs.
    Bom , vai colocando tudo ai para gente viu ?? boa sorte e beijos...

    ResponderExcluir
  4. Oii Rô!! Quando resolvi escrever aqui tudo que passei ... pensei! Se realmente me dispus a isto vou contar exatamente o que aconteceu, com as horas boas e a nem tão boas, pois quando procurei algo para ler para ir me preparando para minha cirurgia, várias leituras foram benéficas é claro, esclarecedoras, mas notei que tudo corria bem... e quando na minha eu vi que estavam acontecendo coisas que eu esperava não acontecer, ñ tive dúvida em postar aqui. Para que todos saibam que SIM a cirurgia bariátrica é algo maravilhoso....mas também tem seus poréns...somos pessoas diferentes, e nada mais que normal a recuperação ser diferente. Mas de resto Rô tudo foi bem ....fiquei 2 dias e meio no hospital só, e foi a pior parte, pq lá eu me sentia sempre grogue acho q de muita medicação, eu caia de sono sempre, ai já viu ...em hospital conseguir dormir é raro mesmo caindo de sono, pois a gente ta com soro... a cama é alta...eu pelomenos podia me virar só um pouco para o lado direito, de resto era sempre de barriga para cima...o q tava me demolindo as costas.... mas quando vim pra casa florrrr....tudo melhorou. E realmente vc tem que estar preparada para ficar longe do seu anjinho, pq pra mim mesmoo sendo poucos dias foi terrível. Bjusss e logo postarei aqui novidades fique ligadinha. Bjusss e qualquer dúvida pergunte.

    ResponderExcluir
  5. OLa, fiquei muito feliz por você, sofro com sobre peso até um pouco mais desde q me conheço por gente e estou pensando seriamente em fazer esta cirurgia ja q agora os planos de saude cobrem (no caso saude maior), e apesar de ser tec.enf e trabalhar na uti da bene, no fundo morro d medo das complicações, e não sei se o DR. Rotta iria aceitar de cara fazer o by pass em mim ou iria querer q eu tentasse exercicio e dieta, mas ja estou cansada de fazer isso pq perco 3,4k e logo ganho o dobro, agora mesmo estou com 106kg e tenho 1,60 d altura, mas estou pensando bem antes de tomar uma decisão, pois teria o apoio só do meu marido, pois minha mãe é contra diz q eu não terei indicação, mas é um sonho ser magra entrar em qualquer roupa, deve estar sendo otimo pra ti, felicidades.

    ResponderExcluir
  6. Ola, sou Josiane e gostei muito do blog. Gostaria de saber como se deu a escolha do médico que te operou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Josiane, minha escolha foi cautelosa, primeiramente me informei quais médicos na minha cidade faziam esta cirurgia, depois marquei consulta com os dois, em um deles fui 3 vezes, o que ajudou muito a não decidir por ele. Optei pelo que me tranquilizou, me tratou com atenção, não me senti apenas mais uma a ser operada .... Médico conhecedor da técnica, qualquer dúvida que eu tinha ele sabia responder, cuidadosa, carinhoso .... Me senti segura... e era isso que eu precisava ... segurança. Pronto ai escolhi ele. Bjusssss estou aqui para ajudar sempre Viu!!!!

      Excluir
  7. Bom dia, acabei de ler seu relato da cirurgia e fiquei apreensivo, pois estou também me encaminhando para ela, estou na fase dos exames clínicos. Mas valeu para que tenha uma noção do que me aguarda, o Dr. Rotta é um cara tranquilo e deixa a gente também muito bem. Obrigado!! Abração!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudio .... Nervosismo é natural, dúvidas e até medo. Mas quero que saibas que cada segundo vale a pena, se eu soubesse o quanto me faria bem, tanto esteticamente quanto pela minha saúde teria feito antes. Dr. Rotta é maravilhoso, a equipe é fantástica. Bora lá.... Vida nova... Bjuss

      Excluir

Obrigadoo por comentar